• Médicos e enfermeiras participam de encontro para discutir a Linha Guia da Rede Mãe Paranaense

    Mais de 100 médicos e enfermeiras das UBS (Unidades Básicas de Saúde), Cisgap e hospitais de Guarapuava participam, até o final da tarde desta quarta-feira (22), de um encontro para discutir as recentes mudanças na Linha Guia da Rede Mãe Paranaense. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a 5ª Regional de Saúde tem como objetivo sanar as dúvidas das equipes e padronizar  o atendimento de todas as unidades.

    A enfermeira da Atenção Primária da 5ª Regional de Saúde, Clarilene dos Santos, retomou as ações previstas na linha guia que é uma ferramenta para auxiliar médicos e enfermeiros no atendimento às gestantes. “É importante destacar que a linha guia funciona como um norteador, por isso é fundamental que as equipes conheçam a fundo suas diretrizes”. Os médicos e enfermeiros participaram de atividade com casos hipotéticos para que fizessem a estratificação de risco e explicarem porque os pacientes estavam dentro de determinada classificação. “Nessa atividade é possível perceber se as unidades estão padronizadas quanto a estratificação de risco, ver as possíveis dúvidas em relação as mudan&cced [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Escritor Guarapuavano Lança Livro Jornada de Campeão

    Escritor Norbert Heinz(foto: Jacir Queirós)

     
    O Escritor Guarapuavano Norbert Heinz, com a parceria do Professor Major Cubas, lançaram o Livro intitulado: Jornada de Campeão. Demonstram nesta obra a importância e o valor da prática de Jiu-Jitsu como qualidade de vida e instrumento eficaz para o ensino de valores positivos que contribuirão para  restaurar uma cultura de paz nas escolas.
    Norbert, esteve na quarta-feira, dia 22, no Rotary Club de Guarapuava divulgando o livro e esplanando o trabalho que faz nas escolas municipais de Guarapuava, contando História da Literatura infantil.
    O Livro Jornada de Campeão, teve o apoio da ICTUS e da RSN-Rede Sul de Notícias .Está sendo vendido sob encomenda ao custo de 10 reais. Mais informações sobre o autor acesse: https://www.facebook.com/norb.heinz
    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Surg conclui reforma e revitalização do Espaço do Cidadão Xarquinho

    Por Secom

    Uma obra ansiosamente aguardada pelos moradores do Xarquinho em Guarapuava, foi concluída pela administração municipal. A Surg entregou esta semana o Espaço do Cidadão totalmente revitalizado. Agora, crianças, jovens e adultos poderão utilizar o espaço para as mais diversas atividades, esportivas, recreativas e culturais. "Ficamos muito felizes em entregar mais este espaço de esporte, cultura e lazer, onde todos poderão praticar essas atividades. Essa é mais uma obra em benefício dos moradores do Xarquinho e de toda região", afirmou o prefeito  Cesar Silvestri Filho.

    Segundo o presidente da Surg, Fernando Damiani, o Espaço do Cidadão Xarquinho estava totalmente depredado. Na reforma, foi trocada a instalação elétrica e hidráulica, piso, telhado e os vidros. O espaço recebeu nova pintura e calçamento externo. "A pintura da quadra chama a atenção, pois foi feita com tinta Epóxi, que é um material caro, porém garante mais resistência e maior durabilidade, além do aspecto visual bem bonito", disse Damiani. Também foi instalada uma ATI (Academia da Terceira Idade) na parte externa.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Ratinho visita as instalações do maior frigorifico da América Latina

    emprego

    No último final de semana, em Assis Chateaubriand, o candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior, conheceu de perto as instalações do maior frigorífico de suínos da América Latina, que tem previsão de gerar mais de cinco mil empregos.

    Esse modelo é o que Ratinho Junior quer fomentar no Estado. “Vamos incentivar a indústria da transformação em nosso Estado. Somos um dos maiores produtores de suínos e frango do Brasil, e a segunda maior bacia leiteira. Temos que agregar valor aos nossos produtos. É pegar o leite e transformar em queijo, o porco transformar em salame”, afirmou Ratinho Junior.

    O candidato também apontou como vai incentivar as cooperativas. “Vamos criar o Banco do Agricultor Paranaense, com o apoio da Fomento, para atender as micro e pequenas cooperativas e associações de produtores. Com esses investimentos, as cooperativas vão poder modernizar o maquinário, ampliar a produção e a competitividade e gerar mais empregos”, concluiu Ratinho Junior.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • 1º Festival do Strogonoff de Curitiba

    A Rua 24 Horas, um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital paranaense, será palco do evento inédito que contará com várias releituras de strogonoff com o preço único de R$ 15

    O strogonoff é um prato da culinária russa feito de cubos de carne bovina num delicioso molho de creme de leite. Criado em meados do século XIX, popularizou-se rapidamente e se espalhou pelo mundo. A receita é simples, dourar e flambar a carne, adicionar mostarda e finalizar com creme de leite. Mas, a criatividade dos chefs possibilita versões diferentes do clássico, oferecendo novos sabores e experiências. Após conquistar a mesa dos brasileiros, o strogonoff ganha agora o seu primeiro festival na capital paranaense. Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a Rua 24 Horas vai sediar o 1º Festival do Strogonoff de Curitiba.

    Durante os três dias do festival, os restaurantes Bávaro, James Hill, Pezzo Italian Food e Prinzen vão servir várias releituras de strogonoff. Serão mais de 10 opções comercializadas pelo preço único de R$ 15. Entre os destaques do evento estão os deliciosos bolinhos de strogonoff e o suculento Strogonoff [ veja mais ]
    Comentários: (0)