• Alunos da Escola Municipal Enoch Tavares recebem orientação para prevenção da Dengue

    Por assessoria

    Na tarde desta quinta-feira (26) os alunos da Escola Municipal Enoch Tavares participaram de uma palestra para prevenção da Dengue com objetivo de conscientizar as crianças sobre o perigo da doença e como eles podem preveni-la. A palestra faz parte da “Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes”, promovida pelas secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Assistência Social e Vigilância Sanitária.

    “Nossa secretaria firmou essas parcerias com intuito de reforçar e disseminar as informações sobre a Dengue, doença que deve ser combatida diariamente. Acreditamos que com essas palestras educativas e informativas sobra as prevenções da doença, as crianças entendem a importância da conscientização, tornando-se propagadoras de informação, nos ajudando a combater o mosquito Aedes Aegypti na cidade”, ressaltou a secretária de Saúde, Renata Britto.

    As crianças estavam atentas a todas as informações transmitidas na palestra e não deixavam passar nenhum detalhe. João Pedro Moraes, de 8 anos, contou que aprendeu muita coisa com a palestra. “Eu aprendi que o filhote do mosquito pode viver mais de 45 [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Guarapuava é o primeiro município do Paraná a formalizar o Coapes

    Fotos Jacir Queirós

    Redação, com assessoria

    Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Guarapuava assinou o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes) com as instituições de ensino da cidade. “O Coapes é um dispositivo da política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde e da educação para promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional do SUS e para o SUS. Isso significa que com ele conseguiremos garantir acesso do ensino superior e técnico profissionalizante na rede municipal de saúde”, destaca Anderson Fadel, Diretor do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Guarapuava.

    No Brasil há somente 19 contratos assinados, aplicados em 32 municípios. “Somos pioneiros no Paraná na formalização do contrato. Este é um aprimoramento na relação entre as instituições de ensino e o poder público municipal, alinhados com as necessidades da população. Nosso objetivo é ter uma relaç [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • 20 guarapuavanas se formam no Curso de Técnicas em Vendas oferecido pela Secretaria da Mulher

    Na noite dessa terça-feira (25), aconteceu na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres o encerramento do Curso de Técnicas em Vendas. A iniciativa promovida pela Secretaria em parceria com o Senac, formou 20 participantes. “Esse foi mais um curso de sucesso oferecido pela secretaria. As mulheres participaram com entusiasmo, pois sabem que a capacitação é uma oportunidade para adquirirem conhecimento e por consequência melhorar seus negócios em um ramo que emprega muitos profissionais na região”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Scharan.
     
    Durante o curso, que teve carga horária de 21h, as alunas tiveram noções de atendimento aos clientes e promoção de vendas. “Para encerrar com chave de ouro, decidimos montar uma mini feira com o que cada aluna vende. Assim elas promovem seus produtos e mostram o que aprenderam”, ressalta a professora do curso, Mércia Macedo. A feira contou com venda de cosméticos, doces, embutidos, pães, roupas, entre outros.
     
    Muitas das alunas que participaram do curso, já estavam no ramo e decidiram se aperfeiçoar, como &ea [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Crianças do CRAS do Xarquinho realizam apresentação teatral sobre drogas

    Por Assessoria

    Na manhã desta segunda-feira (23), as crianças que participam das oficinas de teatro no CRAS I (Centro de Referência de Assistência Social), do Xarquinho, realizaram uma apresentação teatral para os colegas. O tema escolhido para apresentação foi "O Uso de Drogas", no qual foi abordado por meio da técnica de teatro jornal, e teve como base um fato verídico. “As crianças fizeram uma releitura do noticiário, trazendo e representando o fato de uma maneira leve, porém com forte impacto e conscientização”, conta o Coordenador das Oficinas de Teatro, Jones Guerra.

    O tema foi apresentado por um elenco de 10 crianças. “As oficinas de teatro tem sido de suma importância na formação social dos atendidos. As crianças acabam melhorando suas relações com a sociedade, e isso é muito importante, não só para eles, mas também para o meio onde convivem”, finalizou o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Alunos da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira participam de atividades especiais sobre Saúde Bucal

    Por Assessoria Secom
    Nesta quarta-feira (25), a Faculdade Guairacá, juntamente com a Prefeitura de Guarapuava e as Lojas Maçônicas de Guarapuava, realizou na Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira, um dia recheado com atividades para os alunos, sobre os cuidados e prevenções com a saúde bucal. Ao todo, cerca de 260 crianças na faixa etária de 5 à 7 anos participaram de diversas atividades.
     
    De acordo com a diretora da escola, Luciana Aparecida Scariocc Amaral, ter um momento para aprender mais sobre a sua saúde é de suma importância na formação social e pessoal dos alunos, ainda mais quando é de forma dinâmica de uma divertida. “Quando as crianças souberam que participariam desta atividade, a ansiedade pelo momento brilhou em seus olhinhos, todos ficaram muito animados. Os alunos aprenderam com as atividades”, conta Luciana.
     
    No total, cerca de 48 acadêmicos do 4º período do curso de Odontologia da Faculdade Guairacá realizaram teatros, brincadeiras e demonstrações de escovação para as crianças. “A experiência de trazer o que aprendi em sala de aula para as crianças é gratificante, pois além de agregar valor profissional, ver a felicidade das crianç [ veja mais ]
    Comentários: (0)