• Calor eleva consumo de energia elétrica

    Temperatura mais quente impacta diretamente no aumento da conta

    O verão ainda nem chegou e já é notável o quanto a temperatura subiu. O calor está sendo sentido de forma mais intensa por todos, e umas das consequências dessa mudança brusca de temperatura é o aumento no consumo de energia elétrica, o que eleva o valor das faturas.                                           

    "É importante esclarecer que não houve aumento na tarifa. O único aumento autorizado pela Aneel foi o reajuste que acontece todos os anos no mês de julho, para os clientes da Energisa Sul-Sudeste. Em novembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de vermelha para amarela, mas é importante não relaxar com relação ao controle no consumo de energia. Quem percebeu algum aumento na fatura precisa ficar ainda mais atento ao consumo. Nesse período muito quente é comum usarmos mais o ventilador, o ar-condicionado e abrirmos mais a geladeira", comenta Dalessandro Luis Mafei, gerente de Servi&cced [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Novo ministro da Educação disse que golpe de 1964 deve ser comemorado

    Ricardo Vélez Rodrigues, o colombiano que foi escolhido por Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Educação, escreveu em seu blog um texto no qual diz que o dia 31 de março de 1964, que marca o golpe militar no Brasil, é "uma data para lembrar e comemorar". As informações são da coluna Painel da Folha de São Paulo.

    Vélez compara a instauração da ditadura a outros eventos históricos, como do "dia do fico", em que dom Pedro se recusa a deixar o Brasil e voltar a Lisboa. "Nos treze anos de desgoverno lulopetista os militantes e líderes do PT e coligados tentaram, por todos os meios, desmoralizar a memória dos nossos militares e do governo por eles instaurado em 64."

    "A malfadada 'Comissão da Verdade' que, a meu ver, consistiu mais numa encenação para 'omissão da verdade', foi a iniciativa mais absurda que os petralhas tentaram impor", diz o futuro ministro no mesmo texto. Ele se refere ao colegiado que buscou elucidar crimes cometidos pela repressão militar, como torturas e assassinatos de civis.

    Vélez ironiza o conceito de direitos humanos e faz laudações ao "patriótico papel" desempenhado pelos militares no período. Ele diz ainda que "houve falhas [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Turismo terá como sede a Casa do Imigrante a partir de segunda-feira (26)

    Atualmente funcionando em um espaço anexo à Rodoviária, a Secretaria de Turismo terá novo endereço, a partir de segunda-feira (26). Será na Casa do Imigrante, também conhecida como Casa Amarela, localizada na avenida Manoel Ribas, próximo ao Parque das Crianças.

    Na sexta-feira (23), o atendimento será apenas por telefone para que a equipe da secretaria possa fazer a mudança dos móveis e materiais. “Pensamos em nos mudar para a Casa do Imigrante por ser um ponto turístico e cultural de Guarapuava e que facilita o acesso de visitantes que buscam informações sobre a cidade e nossos pontos turísticos”, comenta o diretor de Turismo, Marcio de Sequeira.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Prefeito entrega obra de revitalização da Lagoa das Lágrimas

    A Lagoa das Lágrimas, um dos pontos turísticos mais visitados de Guarapuava, passou por uma grande revitalização. O prefeito Cesar Sivestri Filho entregou a obra no final da tarde desta terça-feira (20). "O projeto da nova Lagoa das Lágrimas foi planejado e executado para todos. Com essa obra, aguardada há muitos anos, nós renovamos e melhoramos a estrutura para que guarapuavanos e visitantes tenham aqui um espaço agradável, acessível e bonito. Aproveitem esse patrimônio e símbolo de Guarapuava", disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    A revitalização teve investimento de R$ 1,3 milhão, com recurso proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Cezar Silvestri, que faleceu no último mês. O projeto incluiu a construção de calçadas acessíveis com piso tátil, escadas e rampas com corrimãos e bancos. Além disso, o Município investiu na instalação da Academia ao Ar Livre e Academia da Terceira Idade, novo deck com quiosques e banheiros, novas luminárias, plantio de novas espécies de árvores e lixeiras. "O projeto da Lagoa chama a atenção pela acessibilidade, com piso tátil nas calçadas, rampas e banheiros adaptados, por exemplo. Além dis [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Novembro Azul: Secretário de Saúde Celso Góes faz convite aos homens

    A campanha Novembro Azul vem para motivar a população masculina a fazer exames preventivos, por isso estamos indo até o local de trabalho desse público para atingirmos o maior número possível. Cada unidade é responsável por visitar uma empresa, ou seja, serão 33 empresas visitadas”, explicou Érika Mayumi Yassue, da Divisão de Atenção Primária.

    As visitas às empresas serão entre os dias 26 e 30 deste mês. Haverá teste rápido, vacinação, odontologia, aferição de pressão arterial, além de orientações sobre câncer de pele, câncer de próstata, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.  Confira o convite do Secretário de Saúde Celso Góes.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)