• Proprietários da rota turística Caminho de São Francisco participam do curso sobre oportunidade de negócio

    Pães, geleias, bolachas, queijos e salames foram alguns dos produtos apresentados pelos produtores no curso sobre turismo rural e oportunidade de negócio, que acontece esta semana no Sindicato Rural. É mais uma capacitação, coordenada pela Secretaria de Turismo de Guarapuava e o Senai, para capacitar os integrantes da rota turística Caminho de São Francisco. "O roteiro turístico Caminho de São Francisco prevê o desenvolvimento sustentável e econômico da região, além de melhorar a qualidade de vida dos produtores com o aumento de renda, através do turismo e a comercialização dos produtos típicos, além da promoção de atividades de lazer", disse o vice-prefeito e secretário de Turismo, Itacir Vezzaro.

     O curso reuniu de 22 a 24 de agosto, 17 produtores que participaram de três dias de aulas teóricas e práticas. Alguns dos produtores já comercializam seus próprios produtos, pretendendo expandir os negócios; outros buscam novas oportunidades. “Mostramos aos produtores quais os negócios podem ser oportunos para que tenham uma renda extra, seja no ramo da hospedagem, alimentação, negócios de transporte, de passeios ou de lazer. Também explicamos a necessidade que se tem de estabelecer os pontos de [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Turvo tem mais de 1.000 residências atingidas pela tempestade, afirma o prefeito Jerônimo

    Prefeito do Turvo Jeronimo, agradece toda a ajuda que está chegando (Imagem/Vídeo: Reprodução/Facebook)

    A Prefeitura decretou estado de calamidade pública depois que o município foi atingido por forte vendaval e chuva de granizo por volta das 16h de sexta-feira. Casas foram atingidas e há  de 800 a 1.000 famílias desabrigadas, precisando de roupas(principalmente de crianças), cobertores, alimentos, colchões, telhas eternit e outros produtos.

    A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, está de plantão na Rua Senador Pinheiro Machado, 1075, Telefones: 3623-7995 e 3623-4162,  recebendo doações durante todo o sábado e às 18 horas irá levar até o Municipio de Turvo.  Faça parte você também desta corrente de solidariedade!

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Curso gratuito no SENAC: EMPREGABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO – EAD

    O Senac está ofertando gratuitamente um curso sobre Empregabilidade e o Mercado de Trabalho na modalidade EAD. O curso será desenvolvido com carga horária de 15 horas, iniciando no dia 10/09.
    Curso voltado a atualização sobre mercado de trabalho e a importância da qualificação profissional. Serão apresentados conceitos para elaboração de currículos, postura profissional, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, além de incentivar a iniciativa, o autoconhecimento e as possibilidades de desenvolvimento de comportamentos e competências.

    Você poderá fazer o curso em casa, utilizando o computador ou celular, ou terá também como opção de utilizar o laboratório de informática do Senac.
    O aluno concluinte receberá o certificado de participação.


    As matrículas estão sendo feitas no Senac – Rua Padre Chagas, 3899.
    Informações: Senac – 3626 - 7500

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Comunidade Ucraniana comemora 27 anos da sua Independência

    Nos dias 24 a 26 de agosto de 2018, a Comunidade Ucraniana São Nicolau, localizada na Madeirit, está convidando a comunidade para a comemoração dos 27 anos da Independência da Ucrânia cuja a declaração da independência foi emitida em 24 de agosto de 1991. Confira a programação:

    24/08 Sexta=feira -19h, Abertura com palestras e exposição;

    25/08-Sábado-20hs-Jantar Típico e Baile com Kolomeikas

    26/08-Domingo-09 hs-Celebração Litúrgica em Ação de Graças

    Maiores Informações 42-99874-0772 (Antonio Coxeki)e 3623-7936

    Histórico da Comunidade

    As primeiras manifestações da presença dos ucranianos em Guarapuava aconteceram em 1931. A Primeira família ucriana que chegou a Nicolau Denega, que vieram da Ucrânia para o Brasil no ano 1929 e para Guarapuava ano 1931. Nessa época Guarapuava era uma pequena cidade do Paraná. Atualmente Guarapuava conta com mais de 1000 famílias de descendentes ucranianos na região urbana do município. A 4 Km da Paróquia Assunção [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Surg realiza limpeza da Lagoa das Lágrimas

    A Surg-Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava, está realizando nesta quinta-feira, 23, a Limpeza da Lagoa das Lágrimas.  "Ela se tornou necessária,  devido a falta de chuvas que baixou o nível da água e os lixos começaram à aparecer". Informou Fernando Damiani-Presidente da Surg

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)