• Mais de 1000 alunos recebem certificação do Proerd

    O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é desenvolvido há 18 anos em Guarapuava e, nesse período, cerca de 60 mil crianças participaram do programa. Nesta terça-feira (27), cerca de 1.100 alunos do 1º e 5º ano de escolas municipais e privadas participaram da cerimônia de formatura do programa.  “A responsabilidade de orientar as crianças na questão das drogas e violência é de todos, dos policiais, dos professores e dos pais. Somos um espelho para as crianças e, se queremos que elas plantem o bem, devemos ser exemplo”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

    Durante o ano, os alunos tiveram 10 encontros com os policiais da Polícia Militar que conduzem o Proerd. Eles desenvolveram atividades para estimular as crianças, adolescentes e jovens a dizer não as drogas e a violência. Os alunos participaram ainda de uma ação solidária e arrecadaram alimentos que serão destinados à comunidade Bethania.

    Na formatura, os alunos fizeram um juramento e receberam o certificado do Proerd. Também foram premiados os alunos que se destacaram na atividade de redação. A animação ficou com a banda de policiais militares d [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Ministério da Saúde destinará 13 médicos para Guarapuava

    Foto: Jacir Queirós/BlogJnotícias

    O Ministério da Saúde, através do programa Mais Médicos, vai destinar 13 médicos para Guarapuava, em substituição aos cubanos. Os novos profissionais devem se apresentar à Secretaria Municipal de Saúde até 14 de dezembro. "Nossa estrutura na área da saúde, os cursos de Medicina e também a qualidade de vida de Guarapuava atraíram profissionais, num tempo relativamente curto em relação à saída dos médicos cubanos", destacou o secretário de Saúde, Celso Góes.

    Para melhorar ainda mais o atendimento médico à população, o Município abrirá, nesta terça (27), o PSS para a contratação de 30 profissionais, sendo 11 vagas para a função de médico generalista de pronto atendimento e 19 vagas para médico generalista de ESF. Além disso, o edital do concurso, que está com período de inscrições em andamento, prevê 6 vagas para médicos.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Soavinski cotado para o Ministério do Meio Ambiente

    Mais um paranaense pode integrar o ministério do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, pode ocupar a chefia do Ministério do Meio Ambiente, adianta a coluna Painel deste domingo, 25, na Folha de S. Paulo. Além do Soavinski, o agrônomo Xico Graziano, que deixou o PSDB para apoiar Bolsonaro, está no páreo.

    "O nome de Soavinski foi soprado a pessoas ligadas ao futuro ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) por ambientalistas. Ruralistas consultados pelo grupo de Bolsonaro não o rechaçaram", diz a coluna Painel. 

     

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Município de Guarapuava abre PSS para contratação de médicos

    Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Guarapuava abre o período de inscrições para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) para a seleção de médico generalista de pronto-atendimento (20 horas) e médico generalista de ESF (40 horas). Os profissionais aprovados vão atuar na Secretaria Municipal de Saúde, Programa Estratégia Saúde da Família, UBS (Unidades Básicas de Saúde), urgências municipais e Samu.

    São oferecidas 11 vagas para a função de médico generalista de pronto atendimento e 19 vagas para médico generalista de ESF. As inscrições podem ser feitas, entre 27 de novembro e 06 de dezembro deste ano, no endereço eletrônico www.guarapuava.pr.gov.br, link concursos. "Além disso, no concurso aberto pela prefeitura este mês, também são disponibilizadas 6 vagas para contratação de médico generalista e médico generalista de pronto-atendimento", informa o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes.

    Temperatura mais quente impacta diretamente no aumento da conta

    O verão ainda nem chegou e já é notável o quanto a temperatura subiu. O calor está sendo sentido de forma mais intensa por todos, e umas das consequências dessa mudança brusca de temperatura é o aumento no consumo de energia elétrica, o que eleva o valor das faturas.                                           

    "É importante esclarecer que não houve aumento na tarifa. O único aumento autorizado pela Aneel foi o reajuste que acontece todos os anos no mês de julho, para os clientes da Energisa Sul-Sudeste. Em novembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de vermelha para amarela, mas é importante não relaxar com relação ao controle no consumo de energia. Quem percebeu algum aumento na fatura precisa ficar ainda mais atento ao consumo. Nesse período muito quente é comum usarmos mais o ventilador, o ar-condicionado e abrirmos mais a geladeira", comenta Dalessandro Luis Mafei, gerente de Servi&cced [ veja mais ]
    Comentários: (0)