• Nova Delegada da Mulher é empossada em Guarapuava

    Na tarde desta segunda-feira (06), aconteceu na OAB Guarapuava a solenidade de posse da nova delegada da Delegacia da Mulher de Guarapuava. A curitibana Ana Carolina Hass de Miranda Castro assumiu a pasta que antes era de responsabilidade da delegada Amanda Ribeiro transferida para a cidade de Formosa do Oeste. "Minha intenção assumindo a delegacia é continuar e fazer parcerias para que possamos juntos organizar mais políticas educativas e de prevenção para situações de violência contra as mulheres", afirmou a delegada.

    Segundo a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, a parceria com a Delegacia da Mulher que também compõe a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher continuará a todo vapor. "Em um primeiro momento queremos mostrar a nova delegada que Guarapuava possui políticas públicas efetivas para as mulheres e que a parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e a Delegacia é fundamental. Trabalharemos em conjunto para que mais mulheres saiam da situação de violência", enfatizou  Priscila Schran, que na ocasião representou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    Também estiveram presentes na solenidade de posse o secretário de [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Diretor e professores de universidade paraguaia visitam a Secretaria de Meio Ambiente em Guarapuava

    Nesta segunda-feira (06), o diretor e os membros corpo docente do curso de engenharia agronômica da Universidade Nacional Del Este do Paraguai estiveram em Guarapuava. Na ocasião, o grupo realizou visitas pelos pontos turísticos da cidade, como o Jardim Europeu, Museu de Ciências Naturais e Parque das Araucárias, onde funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além disso, o grupo conheceu a estrutura dos campus Santa Cruz e Cedeteg da Unicentro.

    "Este ano, uma equipe da secretaria participou de um congresso internacional de meio ambiente realizado no Paraguai. Foi lá que entramos em contato com a Universidade Nacional Del Este, onde trocamos experiências e os convidamos para conhecer o que está sendo desenvolvido em Guarapuava pela Secretaria de Meio Ambiente. Além das visitas aos pontos turísticos guarapuavanos, pudemos apresentar como funciona os nossos licenciamentos ambientais e os projetos de educação ambiental como o Parque Escola, Formando pela Natureza, Semeando Saberes, Festival da Canção Ecológica entre outros", disse o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

    Segundo o diretor da Universidade Nacional Del Este, José Sanchez, o que mais chamou a atenção do corpo docente foi a parceria que existe em [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Meio ambiente conscientiza comerciantes sobre o descarte correto de resíduos sólidos

    Com o objetivo de informar os comerciantes sobre o descarte correto de resíduos sólidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando visitas nos estabelecimentos comerciais da região central da cidade, onde recentemente foram instalados os contentores subterrâneos. “Estamos passando em todos os comércios para explicar como e onde podem ser descartados cada tipo de resíduo, para que os mesmos não sejam espalhados pelas vias públicas”, explicou a diretora de Departamento da Educação Ambiental, Maristela Ferreira.

    De acordo com a Lei 9.650/1998 de crimes ambientais, o descarte inadequado de resíduos sólidos é sujeito a punição. “A administração municipal tem o dever de oferecer destinação aos resíduos, mas cabe aos cidadãos cumprir com as instruções de descarte correto”, frisou Maristela.

    Nos contentores subterrâneos podem ser depositados os resíduos orgânicos. Já os materiais recicláveis deverão ser destinados para a coleta seletiva ou entregues diretamente para os operadores ecológicos. A coleta seletiva no centro de Guarapuava é realizada segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 8h.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Agência do Empreendedor e Fomento Paraná promovem ações nos Centro de Bairros de Guarapuava

    Foto: Divulgação

    Com o objetivo de  estimular os empreendedores a investir e fortalecer os seus negócios, a Agência do Empreendedor em parceria com a Fomento Paraná realizará nos dias 8 e 9 (quarta e quinta-feira), ações nos Centros de Bairros de Guarapuava. “Vamos levar uma estrutura móvel da agência até esses comerciantes e empreendedores. Nosso objetivo é informar sobre as linhas de crédito da Fomento Paraná e mostrar os serviços disponíveis na Agência do Empreendedor”,  explicou a coordenadora da Agência do Empreendedor de Guarapuava, Ana Cláudia Klosouski.

    Guarapuava conta com quatro Centros de Bairros (Santana, São Cristóvão, Boqueirão e Vila Bela). Nesses bairros há ruas de comércio que receberam nos últimos anos uma estrutura moderna, com alargamentos das vias, calçadas acessíveis, iluminação em LED, bancos, lixeiras, estacionamento e outras melhorias que impulsionam não só o fluxo de pessoas nesses locais, mas também as vendas.

    “Vamos realizar as ação nos Centros de Bairros para incentivar os empreendedores e comerciantes dessas regi&o [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Prefeito Cesar Filho inaugura a Mini Arena Primavera

    fotos: Jacir Queirós/Jnotícias

    Mais uma Mini Arena foi inaugurada em Guarapuava. Desta vez, o bairro contemplado é o Primavera.

    Neste sábado (04), às 15h o Prefeito Cesar Filho e o Secretário Pablo Almeida inauguraram a Mini Arena Primavera o segundo equipamento esportivo de quatro unidades que serão entregues ainda este ano à população. A Mini Arena recebeu investimento de R$ 350 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Bernardo Carli(In Memoriam), atendendo solicitação da deputada Cristina Silvestri.

    De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, a Mini Arena é de grama sintética e permite a pratica de futebol com até cinco jogadores de cada lado, além do vôlei e handebol adaptado.  A Mini Arena será utilizada para as escolinhas do Projeto Escola de Campeões e também pela população que poderá agendar horários.  afirmou Pablo Almeida.

    Participaram do evento além do Prefeito Cesar Filho, Secretário de Esportes Pablo Almeida, Vice-Prefeito e Secretário de Obras e Turismo Itacir Vezzaro, a ex-vice Prefeita Eva Scharan de Lima, Vilmar Zainedir-P [ veja mais ]
    Comentários: (0)