• Prefeito Cesar Filho e governadora Cida Borghetti definem a construção de Casa de Custódia em Guarapuava

    Por assessoria Secom

    Guarapuava terá Casa de Custódia anexa à PIG. A solicitação de uma nova unidade de carceragem foi feita à governadora Cida Borghetti, na ultima sexta-feira (08), pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, deputados estaduais Artagão Junior, Bernardo Carli e Cristina Silvestri e gestores da área da segurança pública da cidade. A resposta positiva da governadora já veio nesta segunda-feira (11), em reunião com o prefeito Cesar Filho, no Palácio Iguaçu.

    O local da construção foi definido em reunião com os representantes da administração municipal, Ministério Público, Conselho Municipal de Segurança, VEP (Vara de Execuções Penais) e Depen (Departamento Penitenciário do Estado). O terreno, de aproximadamente 12 mil metros quadrados, foi doado pela Prefeitura de Guarapuava ao Governo do Estado. O novo espaço terá 512 vagas e receberá os presos da 14ª Delegacia de Polícia. “Nosso objetivo é eliminar o espaço de carceragem da região central da cidade e consolidar um complexo penitenciário adequado, prezando pela segurança pública”, enfatizou o prefeito Cesar Filho.

    Cesar Filho [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Prefeito Cesar filho e governadora Cida Borghetti participam de reunião sobre a carceragem de Guarapuava

    Na última sexta (08), o prefeito Cesar Filho e gestores da área da segurança pública da cidade se reuniram com a governadora Cida Borghetti para apresentar uma nova opção de espaço para a unidade de carceragem dentro da 14ª Delegacia de Polícia Civil. “Nossa solicitação para a governadora é a desativação dessa unidade dentro da delegacia que, além de ser uma estrutura super lotada, está localizada na região central da cidade, próxima à Unidade de Pronto Atendimento a 50 m de uma escola, trazendo riscos à segurança dos guarapuavanos”, explicou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    A solução apresentada pelas lideranças é a construção de um centro de triagem no terreno anexo à PIG (Penitenciária Industrial de Guarapuava), que fica em uma área industrial, afastada do centro da cidade. A proposta já foi discutida com o secretário especial de Assuntos Penitenciários, coronel Élio de Oliveira Manoel, que sinalizou positivamente pela construção.

    A governadora Cida Borghetti afirmou que vai discutir o projeto com as forças de segurança do Estado o mais breve possível. “O Governo do Estado reconhe [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Guarapuava é inscrita no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná

    Assessoria Secom

    Guarapuava já é uma das cidades modelo em práticas de tratamento e destinação de resíduos sólidos, e agora deu mais um passo para este reconhecimento. A inscrição no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná garante o reconhecimento em nível nacional como cidade modelo em inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis, em especial na implantação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos.

    De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, Guarapuava tem grandes chances. Temos alguns diferenciais que podem influenciar na conquista do prêmio, como, por exemplo, os quatro caminhões de coleta seletiva que passam diariamente pelos bairros da cidade, além de toda a atenção e capacitação fornecida aos mais de 600 catadores e catadoras de resíduos sólidos recicláveis.

    O Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná tem como objetivo premiar as cidades do Paraná que apresentam melhores práticas municipais que incluem e beneficiam a coleta seletiva.  São quatro categorias, cada uma relacionada ao número de habitantes no município. Guarapuava e [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Vem aí o DNI: todos os registros civis em um único documento

    Burocracia? Ficou no passado!
     
    O Governo do Brasil lançou o Documento Nacional de Identificação (DNI) para facilitar a vida do cidadão. O DNI vai reunir CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento em um único lugar. A partir de julho, o cidadão poderá apresentar o documento por meio de seu celular.
    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Prefeito Cesar Filho inaugura Teatro Municipal de Guarapuava

     

    Vídeo Jacir Queirós/Blog Jnotícias

    Texto Assessoria Secom

    Guarapuava agora tem um espaço que promove ainda mais o acesso à cultura: o Teatro Municipal. Um sonho da população concretizado nesta sexta-feira e sábado (8 e 9). Dois dias memoráveis para ficar na história da cidade, com apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná e o Balé Teatro Guaíra. Na solenidade de estreia, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que o Teatro Municipal de Guarapuava é um dos mais modernos do Paraná e que o Estado ganha mais um palco adequado para receber grandes espetáculos. “É um espaço que vai promover e estimular a produção da cultura local. Nossos artistas terão condições adequadas para se apresentar e formar público, além disso tem a vocação de ser um teatro-escola para a formação de artistas”.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)