• Outubro Rosa: Mulheres Empreendedoras promovem chá da tarde com palestras e sorteio de brindes

    Como parte da programação do Outubro Rosa, o grupo das Mulheres Empreendedoras de Guarapuava promoverá um chá da tarde para as empresárias e convidadas. Será neste sábado (19), às 16h, no Küster Hotel. “Queremos reunir mulheres que tenham interesse em saber mais informações sobre prevenção, como lidar com o diagnóstico ou como auxiliar alguém que esteja em tratamento. Mais que um chá da tarde será um momento de oportunidades e descontração para essas mulheres”, declarou a coordenadora das Mulheres Empreendedoras de Guarapuava, Greidi Cáceres.

    Além disso, o grupo está arrecadando suplemento alimentar que será destinado à ACPAC (Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer). Os pontos de coleta das doações são o ISG (Instituto de Saúde de Guarapuava), Küster Hotel e Guará Entulhos. “Esse suplemento é excelente para quem está em tratamento. E vale lembrar que parte do valor arrecadado no chá também será doado à instituição”, acrescentou Greidi.

    A programação da tarde conta com palestras de profissionais da saúde, depoimentos de pessoas que venceram a doença, representantes de emp [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro

     A resposta vem do Brasil Imperial.

    No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

     
    A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.

    Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradiçã [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Crianças dos CMEIs participarão do Projeto Cientista Kids no Paço Municipal nesta Quarta-Feira, 16

    cmeis cientistas kids (11)

    Nesta quarta-feira (16), as crianças dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) irão apresentar seus trabalhos na 3ª edição do Projeto Cientista Kids, às 14h, no Paço Municipal de Guarapuava. A exposição é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura e tem o propósito de estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências na comunidade escolar.

    Foram diversos os experimentos expostos pelos pequenos cientistas durante as feiras internas realizadas em cada CMEI. Neste evento serão apresentados os dois melhores trabalhos escolhidos em cada um.

    Serviço:  3ª edição do Projeto Cientista Kids

    Local: Paço Municipal

    Horário: 14h

    Data: quarta-feira (16/10

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Itacir Vezzaro destaca recuperação de ruas no Boqueirão

    OLYMPUS DIGITAL CAMERA

    Uma equipe da Secretaria de Obras de Guarapuava está executando a aplicação de resíduo fresado de asfalto em 16 ruas do bairro Boqueirão. O trabalho de recuperação das vias, que vai garantir o fim da poeira e do barro, começou há uma semana e deve seguir até a próxima terça-feira (15). “Estamos recuperando de diversas ruas, envolvendo a região da Vila São Pedro, Vila Operária, Planalto e Madeirit. Após atendermos esse bairro, seguiremos para o Morro Alto, onde várias ruas vão receber o mesmo serviço”, garantiu o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

    A moradora Marielly Fátima de Lara acompanha as atividades na Rua Acre e aguarda ansiosa a conclusão da obra. “Cresci neste local e fico muito feliz com a realização desse trabalho. Meu filho está entusiasmado para poder andar de bicicleta na rua e vou poder lavar minhas roupas sem me preocupar com a poeira”, declarou a dona de casa.

     

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Menina que caiu de prédio em BH passa por segunda cirurgia em hospital de BH

    https://i.em.com.br/cwe3016SaAjD6WQdHwwo0AtppBw=/820x0/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2019/10/13/1092493/20191013201038336586o.jpeg

    (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)

    Polícia Civil vai investigar o caso a partir desta segunda-feira (14), quando o inquérito será aberto pela 3ª Delegacia de Polícia Civil em Venda Nova

    A menina de 10 anos que caiu de um prédio localizado na Região Norte de Belo Horizonte, neste domingo (13), passa por uma segunda cirurgia no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. A informação foi confirmada pelo pai dela, em rápido diálogo com a reportagem nas dependências da unidade médica.

    O homem disse que a filha já havia passado por um procedimento no bloco cirúrgico, mas passava por um segundo por volta das 19h deste domingo. Ele disse que ela se recuperava da queda ocorrida n [ veja mais ]
    Comentários: (0)