Prefeito entrega obra de revitalização da Lagoa das Lágrimas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Prefeito entrega obra de revitalização da Lagoa das Lágrimas

A Lagoa das Lágrimas, um dos pontos turísticos mais visitados de Guarapuava, passou por uma grande revitalização. O prefeito Cesar Sivestri Filho entregou a obra no final da tarde desta terça-feira (20). "O projeto da nova Lagoa das Lágrimas foi planejado e executado para todos. Com essa obra, aguardada há muitos anos, nós renovamos e melhoramos a estrutura para que guarapuavanos e visitantes tenham aqui um espaço agradável, acessível e bonito. Aproveitem esse patrimônio e símbolo de Guarapuava", disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A revitalização teve investimento de R$ 1,3 milhão, com recurso proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Cezar Silvestri, que faleceu no último mês. O projeto incluiu a construção de calçadas acessíveis com piso tátil, escadas e rampas com corrimãos e bancos. Além disso, o Município investiu na instalação da Academia ao Ar Livre e Academia da Terceira Idade, novo deck com quiosques e banheiros, novas luminárias, plantio de novas espécies de árvores e lixeiras. "O projeto da Lagoa chama a atenção pela acessibilidade, com piso tátil nas calçadas, rampas e banheiros adaptados, por exemplo. Além disso, o playground possui brinquedos inclusivos", informou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.

Como parte do paisagismo, foram plantadas mais de 70 árvores das espécies ipê mirim e liquidambar. O problema em relação às árvores espécies exóticas, que danificavam as calçadas e causavam problemas na rede de energia elétrica, foi solucionado. "As espécies plantadas por toda a extensão da Lagoa das Lágrimas são adequadas para praças e parque”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

O local recebeu ainda um conjunto de contentores subterrâneos. Com um design inovador, os contentores são práticos e modernos. O lixo orgânico depositado vai para um espaço subterrâneo, abaixo da calçada. A coleta mecanizada acontece diariamente. Ainda como parte da nova Lagoa das Lágrimas, foi construído um ponto de táxi nos mesmos moldes dos demais instalados pela cidade. Todos com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Cristina Silvestri.

Homenagem

Durante o evento também foi descerrada a placa de denominação do local: praça Dr. Eurípio Rauen. Em Guarapuava, foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de 1956 a 1958 e 1963. Dedicou-se a várias obras sociais, sendo sócio fundador do Rotary Clube de Guarapuava, vice-presidente do Lar Escola Retiro Feliz, sócio-fundador e presidente do Atalaia Sociedade Esportiva e Recreativa. Também atuou como provedor do Hospital São Vicente, por vários mandatos, conseguindo a regularização do hospital como instituição de caridade; e, com a comunidade, ajudou na construção da Maternidade do Hospital São Vicente, inaugurada em março de 1966.

A viúva, Izabel Baraúna Virmond, filhos, netos, familiares e amigos de Dr. Eurípio Rauen participaram do evento de entrega da obra de revitalização da Lagoa, além de vereadores e secretários municipais. “Não vivemos de palavras, mas sim de exemplos; e foi isso que o pai nos deixou. Eu muito me orgulho de ver um marco turístico mais antigo da nossa cidade, a Lagoa das lágrimas, ser revitalizada e ficar ainda mais bonita. Minha mãe sempre pediu aos prefeitos da cidade para colocarem novamente a plaquinha, desde 1978, com o nome do pai aqui e hoje vivemos esse momento tão significativo para toda a família. Obrigada!", afirmou a deputada estadual eleita Cristina Silvestri.

« Novembro Azul: Secretário de Saúde Celso Góes faz convite aos homens

Secretaria de Turismo terá como sede a Casa do Imigrante a partir de segunda-feira (26) »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários