Guarapuavanas se unem para discutir a participação efetiva das mulheres na política

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

DEMOCRACIA MULHER (4)

“Às vezes nos sentimos estranhas aqui na Câmara Municipal, mas não devemos. Este também é lugar de mulher”. Foi assim que a secretária Municipal de Políticas Públicas, Priscila Schran de Lima, deu início ao evento Democracia para todas: a participação efetiva das mulheres na política, na noite desta quinta-feira (30). O encontro, que integra o quinto eixo previsto no Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, criado em 2016, busca promover e fortalecer a participação igualitária, plural e multirracial das mulheres nos espaços de decisão.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Conselho Municipal das Mulheres. “Esperamos que as mulheres possam ter uma compreensão de como foi construída a história da política no Brasil e, principalmente, a participação política das mulheres. Devemos nos questionar porque ainda temos uma representação pequena. Somos 52% da população e só 10% dos cargos de liderança política são ocupados por nós, então desejamos que as mulheres percebam como isso foi construído”, enfatiza a secretária.

Para a presidente do Conselho Municipal das Mulheres, Adriele Inácio, está é uma oportunidade de incentivar outras mulheres a agarrem a luta por equidade. “Estamos com um número grande de participantes, com isso esperamos que as mulheres possam aproveitar bastante esse momento de debate. Que isso crie na mulher a consciência que é importante participar da política ou outras instâncias de decisões e lutar pelos direitos de outras mulheres”, afirmou.

No primeiro dia, a palestra foi ministrada pela professora de História da Unicentro, doutora Kety Carla March, que estuda relações de gênero, com foco especial para as subjetividades masculinas e a justiça no Brasil República. Ela abordou a construção da cidadania feminina, o acesso à educação, o direito de votar e de ser votada. “As mulheres são invisibilizadas em vários lugares. Estamos há quase 100 anos lutando por visibilidade e continuamos firmes na luta. Muitos cargos e funções são nos atribuídos desde nosso nascimento, são impostos. Porém, é nosso dever questionarmos e principalmente exigirmos mudanças. Quando começarmos a nos incomodar, alguém vai ter que nos ouvir. E se não ouvir, gritamos”, afirmou a professora doutora.

O evento continua nesta sexta-feira (31) e terá como palestrante a ex-vice prefeita e primeira mulher a ocupar um assento no poder executivo de Guarapuava,  Eva Schran de Lima, que abordará a prática e a participação feminina da política em Guarapuava. Logo após, a advogada Josiane Caldas falará sobre as articulações e legislações que garantem a participação da mulher em espaços públicos.

Fonte:Prefeitura de Guarapuava

« Confira como foi o Encontro dos Amigos da Cristina Silvestri 23121

Prefeito Cesar Silvestri Filho entrega kits esportivos no CEU das Artes »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários

Blogueiro Responsável:
Jacir Queirós

 
 

Receber Informativos

Facebook

Busca