Campanha de Vacinação contra sarampo e pólio termina nesta sexta (31)

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Campanha de Vacinação contra sarampo e pólio termina nesta sexta (31)

foto: reprodução Rotary

Por Secom/Prefeitura

Mais de 7 mil crianças já foram imunizadas na Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite. A imunização começou no dia 6 de agosto e segue até esta sexta-feira (31). Todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade devem tomar as doses mesmo que já tenham sido vacinadas.  

Em Guarapuava, até esta segunda-feira (27), 7.082 crianças receberam a dose da vacina contra a poliomielite, totalizando 68,71% da meta. Já na vacinação contra o sarampo foram imunizadas 7.030 crianças, totalizando 68,21%.

As doses da vacina continuam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto nas urgências. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Os pais ou responsáveis devem apresentar o Cartão do SUS, juntamente com a carteirinha de vacinação da criança.

Segundo a chefe do Departamento de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade, o Dia D teve grande impacto no índice de vacinação.  “Somente no Dia D, mais de 3 mil crianças foram vacinadas e isso foi possível devido à intensa mobilização da Secretaria de Saúde e parceiros, além da divulgação da ação nos meios de comunicação”.

Em Guarapuava, a campanha teve a parceria da Família Rotária, Futura Educação Profissional, cursos técnicos da área de Saúde do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara e curso de Enfermagem da Unicentro.

 Sarampo e Poliomielite

O sarampo é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, complicações intestinais, entre outras. Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo.

« Valdemar Fogaça é o novo Vereador de Guarapuava

Lançado o projeto Trânsito na Escola em Guarapuava »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários

Blogueiro Responsável:
Jacir Queirós

 
 

Receber Informativos

Facebook

Busca