Por que usar shampoo sem sal? Conheça os benefícios

terça-feira, 8 de maio de 2018

Por que usar shampoo sem sal? Conheça os benefícios

A indústria de cosméticos vem crescendo cada dia mais e inovando nos seus produtos para cuidar dos cabelos. Esse crescimento se deve em muito às descobertas em torno de elementos considerados benéficos ou maléficos aos nossos fios, o que facilita o aprimoramento dos produtos e, é claro, a difícil missão de cuidar dos nossos fios, parte do corpo que a maioria de nós mulheres mais se preocupa.

Principalmente em relação aos shampoos, essenciais para cuidar das madeixas, há uma série de variedades disponíveis nas prateleiras dos supermercados e lojas de cosméticos, com finalidades diferentes para todos os gostos e objetivos: transparentes, coloridos, antirresíduos, a secoanticaspatonalizantessem sulfato, desamareladores, matizadores, sem sal, entre outros.

Este último é o assunto do nosso artigo de hoje. Afinal, você sabe para que servem os shampoos sem sal (cloreto de sódio)? O sal a que se referem é o de cozinha? Na verdade, o sal utilizado nos demais shampoos não é aquele que usamos no preparo de alimentos, apesar de ter a mesma fórmula, mas sim um sal sem iodo, que é mais puro e, portanto, menos agressivo aos fios.

Mesmo assim, há estudos que apontam que os shampoos sem a adição desse sal são bem mais benéficos aos cabelos. Mas, por quê? Se você ainda não conhece o poder dos shampoos sem sal, continue lendo esse artigo até o final e entenda porque esses produtos podem ser essenciais para a saúde dos fios.

Afinal, o que é o shampoo sem sal?

O shampoo sem sal nada mais é do que um produto para lavar os cabelos que não contém a adição do cloreto de sódio (sal) em sua fórmula, ao contrário dos demais shampoos. Para quem não sabe, esse tipo de sal pode ser prejudicial aos fios e ao couro cabeludo, já que tira a água dos fios e da raiz, deixando os cabelos e o couro cabeludo mais ressecados e com aspecto opaco.

Os shampoos sem sal são indicados para mulheres que lavam os cabelos todos os dias, que têm cabelos cacheados ou afros ou mais fracos ou danificados por conta da utilização de muitas químicas ou por alterações climáticas, exposição solar, umidade, poluição, calor, frio, poeira, entre outros agentes externos.

Ao trocar o shampoo normal por um sem adição de sal, o resultado pode ser de menos ressecamento e quebra dos cabelos, deixando o cabelo com aparência mais viva e saudável. Principalmente se você tem cabelos cacheados ou afros, a ideia é investir em shampoos sem sal para não potencializar o ressecamento natural que já têm.

Ainda, se você usa muito secador e chapinha ou produtos químicos para tratar os cabelos, como escova progressiva, a dica é lavar sempre os cabelos com shampoo sem sal para evitar maiores danos, como a queda e a quebra dos fios, que já é comum em cabelos expostos a esses procedimentos.

O produto sem sal fará com que os seus fios percam menos água e, portanto, fiquem hidratados por mais tempo. Além disso, quem tem cabelos tingidos também podem usufruir dos benefícios do shampoo sem sal, uma vez que ele ajuda a manter a cor dos fios por mais tempo.

Ele é mesmo livre de sal?

Se a afirmação for em relação ao cloreto de sódio, este tipo de shampoo é mesmo livre de sal. No entanto, de acordo com especialistas, não existe shampoos totalmente livres da substância.

Isso porque os produtos contêm em sua fórmula o lauril – lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio, como pode ser chamado cientificamente – outro tipo de sal que serve para dar viscosidade ao produto. Ou seja, todo shampoo precisa de um tipo de sal para dar mais consistência ao produto e, também, fazer aquela espuma quando aplicamos o produto nos cabelos.

Fonte: tudoela.com

« Última semana para inscrições na “2ª COPA REGIONAL DE FUTEBOL 7”

Surg realiza readequação em rotatória da XV de Novembro com rua Pedro Siqueira »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários