Produtores rurais participam do curso de Implementação e Recuperação de Pastagem

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Produtores rurais participam do curso de Implementação e Recuperação de Pastagem

por assessoria Secom

A Secretaria de Agricultura e Turismo, em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de aprendizagem Rural), promoveu o curso de Implementação e Recuperação de Pastagem. Foram três encontros durante este mês, com a participação de produtores que integram os programas municipais de produção de leite e ovos caipiras. O encerramento aconteceu nesta quinta-feira (19). O grupo esteve em propriedades do Distrito do Guairacá para as aulas práticas.

Segundo a engenheira agrônoma Karina Calil Caparroz e o médico veterinário Paulo Daniel Del Mouro Filho, os produtores ganharam mais conhecimento sobre a área da pastagem com a avaliação da compactação do solo e a nutrição das espécies, principalmente para melhorar a produção leiteira. Outro tema enfocou a produção do feno, uma necessidade na época de pouca disponibilidade de alimento para os animais.

Para a produtora de leite Juliana Scherer, de Matinhos, no Distrito Guairacá, o curso propõe mais conhecimento na área e novas tecnologias que contribuem para o aumento da produção. “No momento, estou somente com as pastagens, mas já estou arrumando meu terreno para a produção do feno, por isso o curso foi muito importante”, disse Juliana. Já o produtor de ovos caipiras Jamil Modesto da Cruz, de Morro Grande, também do Guairacá. “Há três anos participo de cursos realizados pela Secretaria de Agricultura e consegui solucionar uma das minhas maiores dificuldades que era o manejo do pasto. Agora tenho melhor controle da minha aviculcultura que está produzindo ovos caipiras de qualidade”, afirma.

Para contribuir com a produção de feno nas pequenas propriedades, a Secretaria de Agricultura dispõe de máquinas (cortador, enleirador e enfenadeira) que são cedidas para as comunidades. A solicitação é feita através das associações.

Galeria de Fotos

« Fake News : Projetos de Lei preveem punições no Brasil

Shopping Cidade dos Lagos inaugura nesta quinta-feira dia 26 »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários