500 anos da Reforma Protestante!

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Protestante!

Por #Pastor Walduino Paulo Littig Junior
 
     Você sabe o que é a Reforma Protestante e qual é sua herança para nossa sociedade moderna? Tenho certeza que poucas pessoas conhecem a real história da Reforma Protestante e como ela influenciou nossa sociedade. 
 
    Tudo começou quando um Frei Agostiniano, chamado de Martinho Lutero, pregou na porta da catedral de Wittenberg, 95 teses questionando os abusos da igreja de seu tempo. Isto aconteceu em 31 de outubro de 1517 na Alemanha. Seria mais uma manifestação religiosa, das muitas que aconteciam naquele tempo, mas esta tomou uma dimensão muito grande e acabou mudando o mundo ocidental de uma maneira surpreendente. Este padre, levou as pessoas do seu tempo a voltarem seus olhos para as Escrituras. Deixarem de lado seus ideais e seus desejos e assim, se curvarem ante a Palavra de Deus. Esta Palavra que fora abandonada pela igreja a muitos séculos antes.
 
              A Reforma causou uma explosão de pensadores dentro da Europa, por isso este período foi chamado de Renascentista. Muitas outras pessoas começaram a se juntar a Lutero e a seu desejo de que a Palavra de Deus e não a tradição da igreja, fosse a base de toda a família cristã. Surgiram também outros grandes líderes como Ulrico Zuínglio (1484-1531) e João Calvino (1509-1564) que foram pais de muitas igrejas.
 
 Além de um amplo trabalho na área teologia, o monge agostiniano e doutor em teologia, Martinho Lutero, escreveu sobre política, economia e educação. Pois, seu desejo, também era uma mudança do pensamento de ser sociedade. Na Política ele desenvolveu o tema em torno de uma distinção de igreja e estado. A igreja deveria tratar de assuntos relacionados a vida espiritual e o estado na manutenção e preservação da vida neste mundo. Sobre economia, escreveu uma obra sobre o título Comércio e Usura (1520), diante da intensificação do comércio que levou muitas pessoas a terem um grande acumulo de capital. Alguns especialistas em história da ciência da economia atribuem a Lutero uma contribuição significativa para este campo do conhecimento. E sobre a Educação ele escreveu: Manifesto pela criação e manutenção de escolas cristãs (1524) e publicou também – Lugar de criança é na escola (1530). Estas duas obras reforçam a necessidade para que todas as pessoas tivessem acesso à educação. A partir desse momento começaram a serem criadas escolas em todos os lugares.
 
Lutero, também, chegou a escrever mais de 200 volumes de livros ao longo de sua vida, falando de muitos assuntos, além da teologia. Por isso, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), junto com a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), estão fazendo uma celebração em conjunto no dia 29/10 às 10h no Guarapuava Esporte Clube. Para marcarmos os 500 anos desta maravilhosa história. Você é nosso convidado! A entrada e franca e teremos a participação de um grande coral de mais de 100 vozes e de uma orquestra e bandas. Logo após teremos um almoço de confraternização com costelão dois fogos. Venha conhecer um pouco mais desta linda história.
 
#Pastor Walduino Paulo Littig Junior-Igreja Evangélica Luterana do Brasil
« Vila Planalto recebe Centro Municipal de Educação Infantil

Feira do lago promete animar o domingo em Guarapuava »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários