Guarapuava recebe conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

terça-feira, 5 de setembro de 2017

 Guarapuava recebe conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foi realizada na manhã desta terça-feira (05), pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava. O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade Campo Real, e teve como principal objetivo discutir sobre o Estatuto de Defesa da Pessoa com Deficiência. "Em Guarapuava, nos últimos anos estamos realizando eventos e ações para discutir os direitos das pessoas com deficiência. Além disto, a administração assegura que em todas as suas obras, a acessibilidade seja realizada, tornando assim, os espaços públicos mais acessíveis. Vamos continuar trabalhando em nossa cidade, lutando juntos por esses direitos", afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Bona. 

Durante a conferência, foi realizada uma apresentação artística com os alunos da APADEVI (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), e uma palestra sobre o "Estatuto da Pessoa com Deficiência: Utopia ou Realidade?", ministrada pela Coordenadora da Clínica de Órtese e Prótese da Unicentro, Maria Regiane Trincaus. Além disso, o evento contou com a Eleição e Referendo dos conselheiros não governamentais para o mandato 2017/2019 do COMDDEG (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava). "A conferência teve por finalidade aperfeiçoar, implementar e consolidar a Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  Temos uma imensa satisfação em saber que em nossa cidade existem muitas pessoas, autoridades, Poder Público e iniciativas que fortalecem esses direitos. Que isso nos motive ainda mais", enfatizou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava, Darcy Sell Junior. 

Também participaram do evento, secretários e representantes de diversas secretarias municipais; O Vereador Guto Klosowski; a Vereadora Maria José, além de representantes das associações APAE, APADAG E ADFF. 

Relação dos conselheiros não governamentais eleitos para o biênio 2017/2019

Representantes da área auditiva:

Eliel Machado de Morais 

Saul Luciano da Silva

 

Representante da área física:

Paulo Sergio Cachuba 

Sidney Ida 

 

Represente da área intelectual:

Adão Lodir Schneider       

Carla Maria de Schipper

Representante da área visual:

Renilson José Kluber

Evanize Andrade Bertão de Souza 

Representante CREA (Conselho Regional Engenharia e Agronomia) e Representante da AEAGRO (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Guarapuava):

Rosiane Espeg 

Representante da IES (Instituições de Ensino Superior Privado):

Lucimara Heil Lehrer

Adailton Marcelo Lehrer

Representante do CRP(Conselho Regional de Psicologia) e Representante do NUCRESS (Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social):

Vera Lucia Borges Ferreira (NUCRESS)

Laurine Abelho (CRP)

 

Fonte: Secom Guarapuava

Galeria de Fotos

« Observatório Social de Guarapuava convoca os cidadãos para Protesto na Câmara

Confira a programação dos Desfiles da Semana da Pátria em Guarapuava »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários