Coleta seletiva de Guarapuava reduz impacto ambiental

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Coleta seletiva de Guarapuava reduz impacto ambiental

A Lei nº 12.305/10 regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos e existe há sete anos. Guarapuava atende a essa normativa e através de um de seus programas, conseguiu reduzir o impacto ambiental. Entre essas iniciativas está o Programa Jogue Certo, que funciona desde 2013. A coleta seletiva do material é realizada através de caminhões e carrinhos ecológicos.

A cidade conta hoje com quatro caminhões de coleta seletiva que passam recolhendo os recicláveis e levam até a Cooperativa dos Operadores Ecológicos. Os caminhões atendem 52% do perímetro urbano, diminuindo 25% do lixo que iria para o aterro. A iniciativa beneficia o meio ambiente, prolonga a vida útil do aterro e contribui com o aumento de renda dos operadores ecológicos. “Em Guarapuava, temos 500 operadores cadastrados no programa. Eles ajudam a retirar mensalmente 30% de reciclados das residências e das ruas. Toda essa estrutura auxilia na diminuição de diversos problemas ambientais, reduzindo a quantidade de resíduos que vai para o aterro sanitário”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

O secretário também lembra que o controle do lixo é uma responsabilidade de toda a população, que pode contribuir separando os materiais recicláveis dos orgânicos. Separar o lixo na residência ajuda a conservar o meio ambiente e é uma ação simples e fácil de fazer. Outra dica é saber os dias da coleta seletiva feita pelos caminhões ou entregar diretamente para os operadores ecológicos o lixo reciclável, garantindo assim o destino correto deste material.  Para saber o dia que o caminhão da coleta passa no seu bairro, clique aqui.

 

Cronograma da COLETA SELETIVA:

Segunda-feira – Bairro Santa Cruz (tarde); Centro (a partir das 16h) Prefeitura até o Colégio Visconde.

Terça-feira – Trianon (tarde), Entre Rios (dia todo); Cristo Rei e Bonsucesso (tarde).

                    – Primavera das 8h às 12h.

Quarta-feira –  Batel (tarde); Vila Carli (tarde).

Quinta-feira – Vila Buck (manhã), São Cristovão (manhã); Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária) e Núcleo Padre Chagas.(tarde).

Sexta-feira – Santana e Alto da XV (manhã e tarde), Centro (a partir das 16h) da Rua XV até a Lagoa.​
 
 
Fonte: Prefeitura de Guarapuava
« Presidente da UGAM doa materiais esportivos

Programa de Controle ao Tabagismo realiza reunião com profissionais da área »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários