DER CONCLUI RECUPERAÇÃO DE TRECHO DA ESTRADA DO GUAIRACÁ, EM GUARAPUAVA

02/12/2019 15H34

Na última semana, o prefeito Cesar Silvestri Filho, assinou o termo de conclusão de obras de recuperação da estrada Benedito de Paula Louro, no Distrito do Guairacá. O serviço executado pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) incluiu o recape asfáltico com aplicação da camada de microrrevestimento e melhoria da sinalização horizontal e vertical em mais de 20 quilômetros. Na mesma ocasião, o prefeito Cesar Filho comemorou a notícia de que já está em produção o projeto executivo para conclusão de toda a estrada.  “Muita alegria em ver a conclusão da revitalização desse trecho tão importante e, mais ainda, por já acenarmos aqui para a possibilidade de fazermos por completo esse processo com a restauração de todo o trecho no mesmo padrão, com recursos disponibilizados pelo governo estadual, através do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Depois disso, teremos sim, uma estrada à altura de uma rota turística. É uma estrada linda, sinuosa, com muita mata nativa, bem sinalizada. Com a complementação da pedra irregular, conseguida pela secretaria de Agricultura e os equipamentos que estamos buscando para investir na estrutura do Salto São Francisco, vamos fazer desse ponto turístico um grande equipamento de turismo do Paraná, bem estruturado e com acesso adequado”, avaliou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

 

Outra medida que facilitará a durabilidade da via é a portaria que restringiu o tráfego de veículos com cargas acima de 38 toneladas, em determinado trecho da estrada, desde outubro deste ano. A restrição proibiu o tráfego de caminhão mais reboque a partir de quatro eixos, bitrem, tritem, rodotrem, treminhões e caminhões Romeu e Julieta no trecho a partir do km 0 até o km 24,6. “Ficamos contentes com a revitalização concluída e agora também com a provável recuperação em sua totalidade, já que essa estrada dá acesso a uma das nossas belezas naturais, que é o Salto São Francisco. Temos nesse trajeto a execução do projeto Caminhos de São Francisco, que leva visitantes até às famílias, ajudando na renda familiar e incentiva a permanência no campo”, enfatizou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

 

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, “a Casa está atuando como um órgão facilitador de projetos necessários para a cidade e seguiremos trabalhando juntos para ver Guarapuava crescer cada vez mais”. De acordo com o superintendente regional do DER, Hamilton Luiz Boing, a estrada do Guairacá é uma demanda municipal antiga e que está prestes a ser concluída em sua plenitude. “Vamos iniciar na próxima semana os projetos de recuperação dos 18,5 km restantes. Faremos um levantamento com a equipe técnica para analisar e ver as possibilidades que temos para resolver no projeto e realizar essa segunda etapa, fazendo a entrega definitiva da obra”, concluiu o engenheiro.

 

O prefeito aproveitou a ocasião e assinou também a sanção da lei de incentivo e regularização do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) nº 2907 2019, aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores.

 

Estiveram presentes no evento o secretário de Trânsito e Transporte, Airson Horts, secretário de Saúde, Celso Goes, secretária de Administração, Denise Abreu turco, secretário executivo, Fernando Damiani, secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, secretário de Planejamento, Paulo Dirceu de Souza, os vereadores, Márcio Carneiro, Danilo Dominico, Pedro Morais, presidente da Fundação Proteger, Antônio Carlos Mino e o empresário Odacir Antonelli.

 

Veja Mais