Lei Maria da Penha nas escolas é sancionada em Guarapuava

31/10/2019 14H39

Construir uma cidade que respeite a igualdade e a equidade de gênero é um objetivo do poder público municipal de Guarapuava. Pensando nisso, foi sancionada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e publicada ontem (quarta-feira, 30), no Diário Oficial do Município, a Lei Municipal 2982/2019 que institui o Programa Educacional de prevenção à violência contra mulheres (Lei Maria da Penha nas Escolas). “Esse projeto se transforma hoje em política pública porque todos precisamos entender que, para haver um mundo melhor, é necessário respeito entre os cidadãos. Não existem diferenças entre homens e mulheres e, ao compreender isso, conseguiremos uma Guarapuava sem violência contra às mulheres”, disse o prefeito.

O projeto Maria da Penha nas Escolas já acontece há um ano na cidade e é inspirado na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Ele acontece em três etapas e conta com parcerias importantes para o desenvolvimento do mesmo, incluindo o projeto Florescer e o Numape, da Unicentro e o Projeto Restaurar, do Centro Universitário Campo Real.
A primeira fase é um trabalho de formação com a equipe pedagógica das escolas, a fim de que elas consigam identificar casos de violência e possam fazer o encaminhamento correto. A segunda etapa é realizada com os pais e responsáveis dos alunos, onde são realizados círculos de justiça restaurativa. A última etapa é com as crianças das escolas. Durante quatro semanas eles participam de oficinas em que são apresentados, de maneira lúdica, os conceitos de equidade de gênero, tipos de violência, emoções, etc. Ao fim, as crianças produzem materiais educomunicativos.

O projeto já atingiu diretamente mais de 500 pessoas, incluindo alunos, pais e colaboradores das escolas municipais. “Nosso objetivo é que todos possam compreender que temos os mesmos direitos, independentemente se são meninos ou meninas. Não podemos e nem queremos limitar nenhuma escolha e nenhum sonho dessas crianças que são o futuro de Guarapuava”, comentou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

Nos próximos dias será assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e as entidades parceiras do projeto para que o mesmo seja ampliado para mais alunos, pais e professores da rede Municipal de Ensino.

Fonte: Secom Guarapuava

Veja Mais