Com recorde de instituições em desfile cívico, Guarapuava celebra o Dia da Independência

07/09/2019 21H39


Todo o amor, respeito e civismo de centenas de guarapuavanos foi destaque durante o tradicional desfile cívico-militar, neste sábado (07). A XV de Novembro foi tomada por cores, arte, tradição e inovação com jovens, adultos e idosos que narraram a história de Guarapuava: os 200 anos de uma cidade em transformação. "O desfile é uma tradição cívica de nossa cidade. A maciça participação popular, com pais que gostam de trazer seus filhos,  instituições que gostam de participar e apresentar o que têm de melhor. É isso que torna nosso desfile lindo, de fato. Um retrato da diversidade e alegria que temos", declarou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que participou do hasteamento das bandeiras, da revista à tropa e de todo o evento. "Uma demonstração de civismo importante para o país. Em um momento onde buscamos amplamente a participação popular, ver as ruas cheias nos enche de alegria", afirmou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro. 
 
Foram 116 instituições que narram a colonização, emancipação, desenvolvimento e identidade guarapuavana, um número recorde de instituições participantes. “O Dia da Independência é uma data muito relevante que marca os civis do nosso país, marca o patriotismo do nosso povo e hoje, com esse belíssimo desfile, demonstramos exatamente esse amor que temos pela pátria. Guarapuava está de parabéns", afirmou o comandante do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), Tenente Coronel Kensei Arashiro. 

Na rua, as instituições contaram histórias consagradas em nossos livros e, também, as que estão em transformação. “Apresentamos à população os números de casos de violência contra as guarapuavanas, que diminuíram consideravelmente nos últimos anos. E com a Procuradoria da Mulher da Alep, pretendemos melhorar ainda mais este índice. Sempre faço questão de prestigiar o desfile cívico de Guarapuava e desta vez foi um prazer poder desfilar no pelotão da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, como primeira mulher eleita deputada na nossa região e acompanhada, também, de mulheres tão importantes para a história do nosso município", afirmou a deputada estadual , Cristina Silvestri. 

O desfile cívico foi um dia memorável também para o pequeno Pablo Henrique Correia dos Santos, de quatro anos, que participou do pelotão mirim da Polícia Militar, realizando um sonho. "Foi muito legal! Eu gostei de andar e ver todas as pessoas olhando, vi meu pai e minha mãe. Ontem eu treinei bastante pro desfile pra ir bem porque eu quero ser policial quando eu crescer", contou empolgado. 


Coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura e o 26º GAC, o evento teve a participação do exército, polícias, escolas municipais, colégios estaduais, faculdades, grupos de escoteiros, entidades, CTGs, associações, entre outros.

Demais fotos acesse o link da Prefeitura>http://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/com-recorde-de-instituicoes-em-desfile-civico-guarapuava-celebra-o-dia-da-independencia/

Veja Mais