Guarapuava recebe nesta sexta-feira dia 05, o Balé Teatro Guaíra em celebração aos 50 anos da companhia

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Guarapuava recebe nesta sexta-feira dia 05, o Balé Teatro Guaíra em celebração aos 50 anos da companhia

Cidade é escolhida para receber o espetáculo "O Segundo Sopro" como parte do projeto de circulação do BTG

 

A terceira companhia de dança mais antiga do Brasil está em festa. O Balé Teatro Guaíra comemora 50 anos de existência em 2019 com uma programação especial. Em Curitiba, os espetáculos comemorativos do início de maio tiveram ingressos esgotados em toda a temporada, no Guairão. Nesta sexta-feira (5), a celebração chega a Guarapuava com a apresentação da montagem "O Segundo Sopro" no Teatro Municipal, com entrada franca. A sessão única faz parte do projeto de circulação do BTG em prol do seu cinquentenário. 

Criada especialmente para o Balé Teatro Guaíra pela premiada coreógrafa paulista Roseli Rodrigues, a montagem de "O Segundo Sopro" estreou em 1999 e se tornou um dos espetáculos mais conhecidos da companhia. O vento, a água, as pedras, entre outros elementos, são a inspiração desta obra para enfatizar os sentidos espirituais da natureza em uma simbologia da própria existência. Para tanto, nove cenas são colocadas no palco: "Aurora", "O Segundo Sopro", "Corpus", "A Partilha", "Tetraktys", "Uno", "O Retorno", "Auror II" e "Harmonia".

No espetáculo, uma cortina de chuva artificial é usada para cobrir o palco com um espelho d'água, sobre o qual os bailarinos do BTG se apresentam. Simbolicamente, "O Segundo Sopro" é a representação da própria água – o oposto e o complemento do ar, elementos que tornam possível a existência. De acordo com a produção do balé, a dança sob a cortina de água se tornou um dos momentos cênicos de maior impacto da história da companhia.

Por ter entrada franca, os ingressos serão distribuídos na própria bilheteria do Teatro Municipal, uma hora e meia antes do início do espetáculo, a partir das 18h30. O projeto comemorativo de circulação já passou pelas cidades de Ponta Grossa, Campo Mourão, Maringá e Cascavel. Ainda passará por Paranaguá (26/7), com a apresentação do espetáculo"Carmen", e Foz do Iguaçu (2/8), também com "O Segundo Sopro". Todas as apresentações possuem entrada franca e serviço de audiodescrição.

Saiba mais sobre o Balé Teatro Guaíra

O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 pelo governo do Paraná. É uma das mais importantes companhias oficiais do país, graças à sua representatividade histórica conquistada por meio de obras consagradas. Durante o seu percurso, o BTG realizou mais de 140 coreografias.

Em 2012, a companhia somou ao seu repertório a obra "A Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky, com coreografia da portuguesa Olga Roriz. No ano seguinte, o coreógrafo brasileiro Alex Soares trouxe "Predicativo do Sujeito", uma obra bem humorada que explora grande vigor físico de sete homens e uma mulher, ao som do "Bolero", de Ravel. Em 2014, o BTG foi presenteado com "Cinderela", em comemoração aos seus 45 anos. A obra do coreógrafo espanhol Gustavo Ramirez Sansano foi criada com exclusividade para o Balé.

Em 2015, voltam à cena "Orikis" e "Trânsito", da coreógrafa baiana Ana Vitória, e o consagrado "Romeu e Julieta", com coreografia assinada por Luiz Fernando Bongiovanni e música de Prokofiev. Além de novas produções anuais, da manutenção de seu repertório e da difusão de espetáculos de qualidade, a companhia valoriza projetos de acessibilidade à dança e formação de plateia. É nesse sentido que o BTG contribui com o fortalecimento e perpetuação dos bens culturais paranaenses e nacional, estabelecendo dessa maneira um diálogo com a contemporaneidade, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a sua história.

Atualmente, a companhia apresenta um repertório focado na diversidade da dança contemporânea. Com a atual direção de Cintia Napoli (2012), o Balé Teatro Guaíra traz propostas que buscam autenticidade e ousadia, sem perder de vista a tradição.

 

Circulação Balé Teatro Guaíra 50 Anos

 

Espetáculo em Guarapuava:

O Segundo Sopro

Data: 5 de julho, sexta-feira

Hora: às 20h

Local: Teatro Municipal de Guarapuava

Endereço: Rua Padre Chagas, 3151 - Centro

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na própria bilheteria do teatro com uma hora e meia de antecedência, a partir das 18h30.

 

Para informações: (41) 99136-7884

Demais espetáculos da Circulação:

  • 26/07/2019 - Paranaguá - Teatro Municipal Rachel Costa - Carmen
  • 02/08/2019 - Foz do Iguaçu - Praça da Paz - O Segundo Sopro

 

Projeto realizado via Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava, patrocínio da Elejor e Copel e realização da ABABTG, Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Paraná, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal - Pátria Amada, Brasil.

Galeria de Fotos

« XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável segue com inscrições abertas

GUARAPUAVANO É CAMPEÃO MUNDIAL JÚNIOR DE TIRO ESPORTIVO »

Deixe seu comentário:

Nome

E-Mail

Comentários