Poder público, iniciativa privada e instituições se unem no Fórum Permanente do Ecossistema de Ciência, Tecnologia de Inovação

28/02/2019 17H22

Para fomentar a inovação em Guarapuava, poder público, iniciativa primada, entidades e instituições de ensino criaram o Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia de Inovação. A proposta é identificar sinergias, convergências de atuação e desenvolver propostas conjuntas em prol da consolidação dos segmentos. Um dos encontros dos participantes aconteceu quarta-feira (27), teve início o planejamento estratégico do Fórum, com a coordenação do Sebrae/PR.

A abertura do evento teve uma mensagem enviada pelo prefeito licenciado Cesar Silvestri Filho, que está no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), com o governador Ratinho Junior, empresário Odacir Antonelli e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, em uma viagem técnica que busca soluções tecnológicas de Agrotech – inovações que vão desde o cultivo à logística de distribuição para o agronegócio que podem ser aplicadas no Paraná.

Cesar Filho destacou, no vídeo, que a visita tem superado a expectativa. "O ecossistema de inovação aqui é muito objetivo. O grande capital é o conhecimento. Com certeza levaremos soluções de alto impacto social para Guarapuava, pois estamos estabelecendo relacionamentos e parcerias que vão agregar nas nossas iniciativas, como a construção do Centro de Inovação Tecnológica na Cidade dos Lagos", disse o prefeito.

Segundo a agente de desenvolvimento e responsável pela Agência do Empreendedor de Guarapuava, Ana Claudia Klosouski, que representou o município no evento, o Fórum marca um novo momento para Guarapuava. "O tema inovação está sendo discutido de forma conjunta por um grupo coeso que quer fomentar em Guarapuava a cultura inovadora. A inovação não é algo distante. Está mais próximo que se imagina e é algo que vem sendo colocado em prática pela administração municipal, com várias ações inclusive a implantação da Agência do Empreendedor", ressaltou.

O Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia de Inovação é fruto do plano de ação do ecossistema de inovação de Guarapuava, dentro do estudo de mapeamento do setor realizado em 2017, pela parceria entre o Sebrae/PR, Prefeitura de Guarapuava e Fundação Certi. O estudo apontou qual a vocação do município, detalhando as competências instaladas e as oportunidades disponíveis. A pesquisa, que utilizou a metodologia Delta Opportunity indicou, entre as vocações, os setores do agronegócio, químico/fármaco e tecnologia da informação.

Veja Mais