Prefeito em exercício, Itacir Vezzaro, apresenta à população nova Secretaria de Turismo

12/12/2018 17H09

Guarapuava conta agora com um novo espaço como ponto de referência na área de Turismo. A nova Secretaria Municipal, localizada da Casa do Imigrante, a famosa Casa Amarela, foi revitalizada e apresentada, na manhã desta quarta-feira (12) à população. "Há muito tempo sentimos a necessidade de um espaço que possa ser referência no turismo de Guarapuava, por isso fizemos um trabalho de revitalização na histórica Casa do Imigrante para que ela pudesse voltar a ser identificada pelos moradores, turistas e visitantes como um local de apoio e informações", explica o prefeito em exercício Itacir Vezzaro, ao lembrar que anos  atrás, o local já fora ocupado pela Secretaria Municipal de Turismo.

No local, além de toda estrutura da Secretaria de Turismo, os profissionais vão oferecer mapas, roteiros turísticos e lembrancinhas ao visitantes que buscam mais informações sobre a Capital do Malte e da Cevada. "Ao chegar na cidade os turistas poderão vir direto para a Casa Amarela. Aqui teremos inúmeras opções de roteiros turísticos para oferecer, além de instruções, informações e uma variedade de dicas preciosas", comenta o diretor da Secretaria de Turismo, Marcio de Sequeira.

Projeto Conheça Guarapuava

Para oferecer mais uma opção de lazer, a Secretaria de Turismo também apresentou o ônibus do Projeto Conheça Guarapuava. Com imagens de pontos turísticos da cidade, o veículo vai fazer a Linha Turismo. "Apesar de muitos saberem que gastronomia e paisagens deslumbrantes colocam Guarapuava na rota do turismo, temos inúmeros guarapuavanos que ainda não conhecem o potencial turístico da cidade. Por isso, além dos turistas, a Linha Turismo estará disponível para que os guarapuavanos descubram Guarapuava. Precisamos fazer com que a nossa gente reconheça e admire o nosso potencial turístico", disse Itacir Vezzaro.

De acordo com Valéria Stocki, em um primeiro momento, o ônibus de turismo servirá como veiculo de apoio para capacitação de agentes turísticos, professores, diretores de escola e outros profissionais que servirão como disseminadores de informações turísticas. "Depois disso vamos abrir a Linha Turismo para os guarapuavanos e visitantes", comenta.

Novos ônibus do Transporte Coletivo

A grande surpresa do evento ficou por conta da entrega de sete novos ônibus para o transporte coletivo, todos com imagens turísticas de Guarapuava. "Os novos ônibus são veículos completos, com câmeras de segurança, acessibilidade e sistema de monitoramento. Além disso, com a plotagem nas laterais dos veículos também estamos divulgando os pontos turísticos da nossa cidade", afirma o diretor da Pérola do Oeste, Ruy Cardoso.

O secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, explica que a empresa de transporte coletivo está cumprindo com as normativas contratuais ao oferecer uma boa frota de veículos para atender a população. "A maioria dos ônibus estão novos. São utilizados, em média, durante 6 anos. Isso garante qualidade e segurança no transporte coletivo".

Durante a cerimônia, as autoridades também fizeram uma homenagem ao motorista de ônibus, Fernando Ferrare, pelo seu gesto humanitário. "Durante uma noite muito fria, nosso motorista, ao avistar um morador de rua, parou o ônibus e ofereceu sua jaqueta. Precisamos de pessoas assim, com o coração puro, que fazem o bem ao próximo", disse Airson.

“Estamos investindo cada vez mais no potencial da nossa cidade. Temos atrativos no contexto ambiental, histórico, recreativo, como, por exemplo, os ambientes propícios para a prática de esportes radicais e as paisagens deslumbrantes. Com essa parceria da Pérola estamos mostrando tudo isso para a população. Com esses ônibus que foram entregues hoje, já temos 20 veículos com imagens turísticas de Guarapuava circulando por toda a cidade. Tudo isso agrega ao incentivo e incremento do turismo em nosso município como uma indústria limpa, geradora de empregos e renda”, finaliza o prefeito em exercício Itacir Vezzaro.

Galeria de Fotos

Veja Mais