Copa do Mundo: Brasil escapa de enfrentar campeãs

01/12/2017 16H14

Fase de grupos da Copa 2018 terá fortes embates como Portugal x Espanha e Bélgica x Inglaterra. Seleção brasileira estreará diante da Suíça, em Rostov

A Fifa sorteou nesta sexta-feira, em cerimônia realizada em Moscou, na Rússia, os oito grupos da Copa 2018. Ao todo, serão 32 seleções na disputa pela taça, que será entregue ao campeão no dia 15 de julho do ano que vem. Os cabeças de chave foram Rússia - país sede -, Alemanha, Brasil , Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França. Esta ordem foi definida pelo ranking de novembro da entidade máxima do futebol.

A taça mais cobiçada do futebol mundial
REPRODUÇÃO/FIFA
A taça mais cobiçada do futebol mundial

Vale ressaltar que a posição da Rússia já estava definida antes do sorteio da Copa 2018 . Por ser a anfitriã, a seleção russa ficou na posição A1, isto é, no Grupo A. Na sequência, foram definidos os grupos dos outros sete cabeças de chave, de B1 a H1. Logo depois disso, os mestres de cerimônia sortearam todas as outras equipes que viram dos potes dois, três e quatro.

No Grupo E, o Brasil pega Suíça, Costa Rica e Sérvia. Veja as datas:

17 de junho (domingo) - 09h00 -  Brasil x Suíça , em Rostov
22 de junho (sexta-feira) - 15h00 -  Brasil x Costa Rica , em São Petesburgo
27 de junho (quarta-feira) - 09h00 - Brasil x Sérvia , em Moscou

Confira abaixo todos os grupos da Copa 2018

Grupo A

Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai

Grupo B

Portugal, Espanha, Marrocos e Irã

Grupo C

França, Austrália, Peru e Dinamarca

Grupo D

Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria

Grupo E

Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia

Grupo F

Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul

Grupo G

Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra

Grupo H

Polônia, Senegal, Colômbia e Japão

Outra coisa pré-estabelecida pela Fifa foi que haveriam duas seleções europeias em seis grupos e uma equipe do Velho Continente em outros dois, o que totaliza 14 times europeus. Além disso, não poderia ter duas seleções da mesma Confederação no mesmo grupo.

A apresentação do sorteio foi feita pelo ex-jogador inglês Gary Lineker e da jornalista russa Maria Komandnaya . No momento de pegar as bolinhas, a Fifa chamou sete representantes de cada uma das seleções que já conquistaram uma Copa do Mundo.

Os escolhidos foram o brasileiro Cafu, o argentino Diego Maradona, o italiano Fabio Cannavaro, o uruguaio Diego Forlán, o inglês Gordon Banks, o francês Laurent Blanc e o espanhol Carles Puyol. O responsável por levar o troféu no palco foi o maior artilheiro das Copas, o alemão Miroslav Klose. Além disso, o russo Nikita Simonyan também foi convidado. 

A Fifa chamou ainda outros convidados de honra para participar do sorteio, mas apenas para acompanhar o evento, como os brasileiros Pelé, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, o holandês Clarence Seedorf e o alemão Lothar Matthäus.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais