• Projeto de Readequação de Estradas Rurais e Porteira Adentro beneficiam produtores em Guarapuava

    Todos os dias às 6h da manhã, Evani Ferreira Soares levanta, toma café e vai para a estrebaria. Lá, as seis vacas leiteiras da propriedade são alimentadas e enfileiradas para a ordenha. "Tratamos elas muito bem, cuidamos da higienização do local, tanto dentro como fora, pois nossa renda extra depende delas. Produzimos e comercializamos por mês 800 litros de leite", conta a produtora rural do Assentamento Europa, no Distrito do Guará.

    Para que Evani e outros produtores rurais transportem seus produtos com segurança e qualidade, a Prefeitura de Guarapuava implantou dois projetos que melhoram as estradas e a infraestrutura das pequenas propriedades rurais. “Fomos muito beneficiados com o cascalhamento das estradas em torno da propriedade. Agora estão em boas condições e isso facilita o transporte”, ressalta a produtora.

    Os projetos Porteira Adentro e de Readequação das Estradas Rurais fazem parte do programa Vida Rural, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, executada pela Secretaria de Obras. "Desde 2014, mais de 400 produtores rurais de Guarapuava já foram beneficiados com o Porteira Adentro. Os serviços são prestados dentro das pequenas propriedades e têm o objetivo de melhorar a infraestrutura dos locais, [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Protesto do MST altera o trânsito no centro de Brasília nesta tarde

    foto: reprodução

    Nova passeata do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deverá impactar o trânsito na área central de Brasília hoje(15/08). Cerca de 5 mil manifestantes do grupo sairão, às 13h, do acampamento, montado na área externa do Ginásio Nilson Nelson, com destino ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para pressionar a Corte a liberar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba cumprindo pena de 12 anos de reclusão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

    Os manifestantes farão o retorno em volta do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e seguirão pela Via S1 do Eixo Monumental, sentido da Praça dos Três Poderes, até o Palácio Itamaraty. Nesse ponto, os manifestantes atravessarão o túnel para acessar a Via S2, de onde seguirão até o tribunal. Três faixas da via ficarão interditadas e as demais, livres para a circulação de veículos.

    Fonte: Correio Braziliense

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • 164º aniversário da Polícia Militar do Paraná é comemorado em Guarapuava

    Na últma sexta-feira (10), foi realizada a homenagem ao 164º aniversário da PMPR (Polícia Militar do Paraná). Na ocasião, policiais militares e bombeiros foram homenageados e parabenizados pelo desempenho e trabalho na cidade. A solenidade aconteceu na sede do 5° Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Guarapuava.

    O comandante do 5° Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Guarapuava, Major Arlisson Sanches, ressaltou o valor em ser militar e desempenhar um papel tão importante. “Os militares estão todos os dias doando suas vidas em prol do bem da comunidade guarapuavana. Comemorar mais um aniversário da corporação é muito gratificante”, afirmou Sanchez.

    Os secretários municipais de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre e o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, estavam presentes na solenidade. Comunidade, demais autoridades militares e civis, além de familiares dos militares compareceram ao evento. A Banda Jovem de Guarapuava também se apresentou.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Ratinho Junior se licencia da Assembleia para se dedicar à campanha

    BandNews FM Curitiba

    Foto de Pedro de Oliveira/Alep

    O deputado estadual Ratinho Junior, do PSD, anunciou hoje (13) que vai se licenciar da Assembleia Legislativa para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Ele é candidato ao governo do Paraná. A licença, sem vencimentos, poderia durar 70 ou 90 dias, dependendo se a eleição terá ou não segundo turno. Ratinho Junior não confirmou se vai votar nesta segunda na decisão sobre a derrubada dos vetos sobre o reajuste salarial do funcionalismo.

    Segundo ele, porém, os deputados da base dele, que reúne parlamentares do PSD e PSC, devem votar pela derrubada dos cinco vetos. Os deputados vão analisar hoje (13) os vetos do Poder Executivo aos projetos de lei que concedem reajustes aos servidores do Legislativo, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

    Nos vetos, a governadora Cida Borghetti, do PP, afirmou que a correção dos valores colocaria em risco o limite do orçamento do Estado, tornando a implementação insustentável. A proposta é [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Prefeito Cesar Filho diz que a Expogua valoriza a agropecuária e o setor comercial

    Por Assessoria Secom

    Em sua 43ª edição, a Expogua (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava) terminou no último domingo (12), movimentando a cidade e região com eventos técnicos e atrações voltadas ao agronegócio e também ao lazer. O prefeito Cesar Silvestri Filho avaliou a feira como uma importante vitrine para Guarapuava.  “A Expogua mostra os setores industriais, agropecuários e comerciais, além oferecer lazer e atrações, como rodeios e shows, para toda a família. Aqui são fechados vários negócios, colocando Guarapuava como grande polo nesses setores”, afirmou Cesar Filho, ao visitar o Parque de Exposições Lacerda Werneck, acompanhado do ex-governador Beto Richa, Cristina Silvestri, vereadores e representantes do setor agropecuário.

    “Nas feiras, se vê o que faz o setor produtivo local, se sente os gostos da culinária típica, se tem contato com a cultura e tradições do lugar. É muito interessante! Na Expogua, senti a animação e o calor humano dos visitantes da feira, que ajudaram a espantar o frio e matar as saudades desta linda cidade do nosso Paraná”, destacou Beto Richa. A Expogua é uma realização [ veja mais ]
    Comentários: (0)